Dúvidas

Nesta página você encontra respostas para as dúvidas mais apresentadas por clientes e pessoas que gostam de fazer suas próprias montagens:

1 - Por que a foto não aparece atrás da moldura?

2 - Como utilizar molduras em JPG? Como fazer uma moldura em PNG?

3 - Como colocar fotos em molduras com espaço para 2 ou mais fotos?

4 - Como fazer montagem colocando a foto em outro fundo?

5 - Qual a melhor forma de tirar fotos para fazer montagens?

6 - Qual o tamanho certo para revelação?

7 - Como instalar Fontes True Type (TTF)?



1- Por que a foto NÃO APARECE atrás da moldura?

Todas as molduras feitas por mim estão no formato PNG, com o espaço pra foto aparecer já aberto, transparente. Se a foto não aparece, provavelmente, você deve ter salvo a moldura como JPG e sumiu a transparência. Para salvar a foto de forma correta, abra a moldura desejada, espere o carregamento completo até ver a imagem nítida, e então clique com o botão direito do mouse, "Salvar imagem como...". Lembrando sempre de manter o formato PNG.

topo

 

2- Como utilizar molduras em JPG? Como fazer uma moldura em PNG?

Deve-se utilizar um programa de edição de imagens. Como varinha de seleção rápida, selecionando e apagando, ou borracha mesmo. Quando você abre essa moldura no Photoshop, se ela estiver bloqueada, como Plano de Fundo, não dá para editar. Para desbloquear vá até a janela de camadas, do lado direito (se não estiver aparecendo tecle F7) dê 2 cliques em cima de Plano de Fundo e depois clique em OK. Agora você pode modificá-la.

Fiz um vídeo com uma demonstração de montagem de moldura básica, no formato PNG. No final mostro rapidamente como colocar foto na moldura.

topo

3- Como colocar fotos em molduras com espaço para 2 ou mais fotos?

No Photoshop, basta criar mais uma camada para cada foto. Caso uma sobreponha a outra, é só apagar a sobra da foto de cima. Nas páginas de ajuda com PhotoScape e PowerPoint também explico como colocar mais de uma foto.

topo

4- Como fazer montagem colocando a foto em outro fundo?

Não pense que existe uma ferramenta mágica que irá resolver seu problema em 2 segundos! Cada foto exige uma solução diferente. Fiz este vídeo ilustrando a forma como costumo fazer meus recortes com varinha, borracha e uma dica para recortar cabelos.

topo

5- Qual a melhor forma de tirar fotos para fazer montagens?

Fotos mal tiradas, escuras e com um fundo colorido dificilmente terão um resultado satisfatório em montagens. Siga essas dicas para tirar melhor proveito de suas fotos:

- Prefira SEMPRE câmeras digitais ou um celular com uma câmera MUITO MUITO MUITO boa! Foto de celular normalmente fica granulada e sem nitidez.

- Posicione a pessoa com uma parede branca ou bem clara e lisa no fundo, assim o recorte tem 80% de chance de ser perfeito.

- Sempre aproveite a luz do dia, com a luz de frente e, de preferência, à sombra. As fotos ficam muito mais bonitas e com cores mais vivas.

- Cuidado pra não cortar mão, cabelo, lateral do corpo, topo da cabeça... Procure enquadrar a pessoa inteira, ou pelo menos da cintura pra cima inteira, dentro da foto.

- Não aconselho estar em cima de cama, sofá, grama... nada que seja fofo, pois assim sempre cobrirá um pouco do contorno da parte de baixo.

topo

 

6- Qual o tamanho certo para revelação?

Minhas molduras assinadas com arte e foto montagens.com já estão no tamanho exato (10x15cm), é só você não mexer nas proporções, não esticar a imagem quando juntar à sua foto. As molduras assinadas com arteefoto.blogspot.com estão no tamanho 600x450px por não terem sido feitas para revelação propriamente, então podem ocorrer cortes nas laterais na hora de revelar, mas como (quase) tudo na vida tem um jeito... você tem duas opções, utilizar o aplicativo de recorte do site (https://arteefotomontagens.com/Home/Montagens) ou seguir o tutorial abaixo:

Quando você abre um novo documento no Photoshop ele irá pedir 3 medidas. A primeira é a largura, segunda a altura e a terceira é a qualidade da imagem (DPI), que para revelar deve estar entre 100 e 300 px/pol, sendo 300 qualidade excelente. Do lado da largura e da altura ele pede a unidade de medida, que por padrão do programa deve estar em pixels, então troque para centímetros (cm). Para foto 10x15 o padrão é 10,2x15,2 cm, e para 15x21 deixe 15,2x21,6 cm.

Abrindo um novo documento com estas medidas e trabalhando dentro desta área criada não tem erro, apenas tome o cuidado de não deixar partes importantes da imagem muito no canto. Respeite uma margem imaginária de meio centímetro nas laterais para não ter nada cortado na revelação.

No PhotoScape abra o Editor, abinha Home, opção Margin, deixe uma grande margem, 100 por exemplo (1ª imagem). Na abinha Crop selecione 2:3 para revelações em 10x15cm e 5:7 para 15x21cm. Lembre-se de deixar um espaço a mais em todos os lados, no caso abaixo, além das laterais que sobrariam mesmo, deixei também em cima e embaixo, para não correr o risco de ter a imagem cortada na loja de revelação (2ª imagem). Todas pedem a famosa margem imaginária de, pelo menos, meio centímetro. Arraste para selecionar e clique no botão Crop.

  
Clique para ampliar

Para revelar, é a proporção. O tamanho pode influenciar na qualidade, portanto quanto maior a foto, melhor o resultado.

topo

7- Como instalar Fontes True Type (TTF)?

Primeiro você deve ter instalado em seu computador um descompactador de arquivos ZIP, já que a maioria das fontes que baixamos na net estão compactadas neste formato. Recomendo o 7Zip. Depois de instalado basta você clicar com o botão direito do mouse em cima do arquivo que deseja descompactar e aparecerá uma opção "7Zip -> Extrair Arquivos..." Na janela que abre clique nos 3 pontinhos do lado direito para achar a pasta onde o windows guarda as fontes, normalmente "C:\WINDOWS\Fonts" e OK. Se o arquivo não estiver compactado, se já estiver no formato TTF, basta copiar e colar nesta mesma pasta Fonts do Windows, ou abrir o arquivo e clicar em "Instalar".

pinteres