Editores de Imagens

Algumas opções para quem não tem Photoshop e quer começar a fazer montagens mais elaboradas. Não são indicados a usuários mais experientes.


Chasys Draw IES

É uma boa chance de você começar a fazer suas primeiras edições sem precisar baixar um programa grande e pesado como Photoshop ou então o GIMP.

Possui um painel dedicado ao gerenciamento de camadas – o que é um tanto raro de se encontrar em programas básicos de edição de imagem. A paleta de cores em dois formatos diferentes também é um bom diferencial que o Chasys Draw IES apresenta em relação aos seus concorrentes. Neste quesito, o programa se baseou nas opções também apresentadas no Photoshop, por exemplo.

Outro atrativo bastante útil deste editor de imagens é o modo de criação de GIFs animados que ele permite desenvolver com o auxilio do atalho F9 no seu teclado para criar novos frames da animação que for necessário! Depois, basta renderizar os quadros e determinar um valor para o intervalo entre cada um deles. Quando terminar, salve a imagem no formato GIF e aproveite para compartilhar sua animação recém-criada.


Active Pixels

As ferramentas do programa são similares às do Photoshop. Nas ferramentas de seleção, você poderá escolher entre seleção retangular, oval, linha horizontal, linha vertical, laço à mão livre e laço poligonal. Também é possível cortar sua foto utilizando a ferramenta “Crop” e selecionar somente a área da imagem que tem a mesma cor, utilizando a ferramenta “Magic Wand” (varinha mágica). Ferramentas como lápis e pincel já são consagradas, então você certamente já sabe o que elas fazem, assim como o balde de pintura e a pintura gradiente.

Além das ferramentas disponíveis em qualquer programa de tratamento de imagens, o Active Pixels também tem filtros e efeitos para você distorcer, adicionar luzes, aplicar efeito envelhecido (“Sepia”), mosaico e vários outros. São mais de 50 efeitos para você escolher à vontade. Além disso, o programa suporta ainda a utilização de layers (camadas), que são muito úteis quando você quer sobrepor efeitos, fazer pinturas, recortes, inserir texto, ajustar cor, brilho e contraste, aplicar sombras e até mesmo criar animações sem estragar a imagem original.


 

Hornil StylePix

O Hornil StylePix é um programa leve e prático, ideal para quem está entrando agora no mundo da edição de imagens. Possui um botão dedicado à correção de olhos vermelhos nas imagens e um recurso de controle de camadas muito semelhante ao que se vê em editores profissionais. Outra janela que pode agradar a muita gente é o histórico de ações. Por meio dela, é possível saber exatamente o que foi feito na imagem sem precisar listar todos os passos individualmente. Se for necessário voltar a algum dos passos, basta clicar duas vezes sobre o nome da ação.

Está em dúvida se o formato de imagem que você tem vai funcionar no StylePix? Fique tranquilo. O programa decodifica os formatos mais comuns (JPG, GIF, PNG e BMP) e também é capaz de interpretar aqueles não tão difundidos entre os usuários leigos (TIFF) e o formato próprio do editor (TSP). Assim fica fácil editar fotos e imagens. Também é possível abrir várias imagens simultaneamente e trabalhar com elas de maneira colaborativa – ou seja, utilizar elementos de várias imagens para compor outra resultante de cópias e mesclas. Para navegar entre as imagens abertas, podem-se utilizar os botões de avançar e retroceder na barra de atalhos, logo no topo da janela.


The GIMP

O GNU Image Manipulation Program, mais conhecido pelo acrônimo GIMP, é o editor de imagens gratuito e open source mais famoso do mundo. Apontado como uma das melhores alternativas ao caríssimo Photoshop, o aplicativo reúne uma série de recursos ideais tanto para uso caseiro e amador quanto para aplicações comerciais e profissionais. A partir da versão 2.8, o GIMP passa a ter suporte para agrupamento de camadas abertas no editor. Dessa forma, você pode reunir todas as camadas semelhantes em uma única pasta, facilitando assim a organização de todo o conteúdo visualizado nessas entradas.

Possui uma suíte completa de ferramentas para a criação de imagens — tanto bitmaps quanto vetoriais — tais como: Brush, Pencil, Airbrush, Clone etc. Além dessas, possui um sistema de antialiasing (correção de serrilhado) de alta qualidade e uma poderosa ferramenta para aplicar efeitos de gradiente e mistura, permitindo aplicar efeitos incríveis em qualquer imagem. Suporta também a utilização de texturas e pincéis totalmente personalizáveis.


PhotoFiltre

PhotoFiltre trabalha com filtros, seleções vetoriais, máscaras e muitos outros recursos simples ou avançados, os quais você pode aproveitar também na versão em português, através da atualização com a tradução completa para o programa. É versátil, completo e, ao mesmo tempo, fácil de usar. Para quem está começando a mexer com edição de imagens, ou quem gosta de adicionar pequenos retoques as suas fotos, ele é um programa muito útil, pois tem interface simplificada e intuitiva.

Mas quem entende um pouco mais de edição, com certeza vai sentir falta de maior autonomia para trabalhar as imagens. Opções de contraste, brilho e saturação, por exemplo, não podem ser alteradas manualmente, dependendo de cliques em ícones. Por esta razão, suas alterações podem não ser tão sutis quanto você deseja. Mas o PhotoFilter traz todas as opções básicas para edição de imagem, permitindo que você veja as alterações automaticamente e de forma rápida. Fique atento na hora da instalação para desativar a opção que instala uma barra de ferramentas Ask no seu navegador.

 

pinteres